O lundu veio para oBrasilcom os negros deAngola, por duas vias, passando por Portugal, ou diretamente da Angola para o Brasil.
Em Portugal recebeu polimentos da corte, como o uso dos instrumentos de corda, mas fora proibida por D. Manuel ao ser “contrária aos bons costumes”. Já a vinda direta da Angola para o Brasil recuperou o acento jocoso, mordaz e sensual que incomodara a sociedade lisbonense.
Aparece no Brasil noséculo XVIIIcomo uma dança sem cantoria e de "natureza licenciosa"[carece de fontes], para os padrões da época. Nos finais doséculo XVIII, presente tanto no Brasil como em Portugal, o lundu evolui como uma forma decanção urbana, acompanhada de versos, na maior parte das vezes de cunho humorístico e lascivo, tornando-se uma populardança de salão.
Durante todo o século XIX, o lundu é uma forma musical dominante, e o primeiro ritmo africano a ser aceito pelos brancos. Neste período, surgem os mais importantes compositores que representam esta forma musical (ver abaixo) e a viola é adotada entre os instrumentos de corda utilizados.